Aula presencial.
No dia seguinte 29/10/2001 a proposta da aula seria a realização dos seguintes experimentos relacionados no material didático:
1) Submarino na garrafa (Ludião);
2) Corpo em queda livre;
3) Pêndulo simples.
Como é de rotina o Professor Adriano sempre trabalhou de maneira responsável e assim todos nós participamos da realização dos experimentos. Ao final, a partir das anotações feitas durante as atividades respondemos as questões propostas para cada experimento.
Atividade 01.
Após a abordagem dos conteúdos iniciarmos as atividades em grupo para discussão das questões propostas onde os alunos debateram e apresentaram suas versões sobre cada questão. Ao terminar o debate foi apresentado aos alunos o material relacionado para a montagem o kit experimental. Assim eles começaram os trabalhos e logo que terminaram a montagem colocou em prática o funcionamento do mesmo. Eles brincaram com o kit várias vezes, lógico seguindo as orientações para que não fugissem da metodologia.
Ao final utilizamos como avaliação da aprendizagem as questões 01(rampa) e 03(tirinha) da sugestão para avaliação da aprendizagem.
Vídeos com trechos das explicações sobre a montagem do kit experimental.
Atividade 02.
A proposta nesta atividade foi desenvolver uma problematização de um dos temas abordados em nosso encontro presencial utilizando como referencial a atividade 01. Em seguida montar uma proposta de aula para o ensino médio e aplicá-la num momento oportuno.
No meu caso desenvolvi uma problematização sobre Convecção de Calor, pois é um tema que eu já havia trabalhado em sala de aula mais precisamente numa turma do 2º ano do Ensino médio.